Estudo sobre o contexto familiar em que se desenvolve a adolescência na Espanha

Valores e pautas de interação familiar

Autores: Pera Mª Pérez Alonso y Paz Cánovas

*O link será aberto em uma nova aba do seu navegador

Oestudo Valores e pautas de interação familiar na adolescência (Valores y pautas de interacción familiar en la adolescencia, título original) aprofunda em uma etapa especialmente conflituosa: a adolescência. Nele se amplia o conhecimento do contexto familiar no qual a adolescência se desenvolve na Espanha, analisando-a a partir da perspetiva de que uma boa interação familiar proporciona o melhor contexto para uma socialização adequada.

As formas mais autoritárias na relação pais-filhos praticamente desapareceram. São resolvidas em termos mais simétricos, com ausência em geral de castigos ecom fortes apoios afetivos e normas consensuadas

Valores e pautas de interação familiar na adolescência
Os resultados do estudo mostram que a interação entre pais e filhos reflete estabilidade e ausência de conflitos, com formas de relação muito diferentes das que eles viveram com os pais deles. A transmissão das tradições apresenta escasso significado e, geralmente, não existe discriminação dos filhos com respeito ao gênero. Por outro lado, os pesquisadores mencionam que as transições e as mudanças de valores que a nossa sociedade vive provavelmente influenciam na desorientação que alguns pais demonstram com respeito à educação dos filhos. Embora a “avaliação de qualidade” da educação familiar é positiva em termos gerais, também aparecem disfunções. Por isso, ao longo do estudo são introduzidas pautas que permitem administrar a transformação educacional e nos conduzir por vias eficientes de progresso nesse âmbito.