joselopezruiz300

Nasci no Chile e, se bem que estive pouco tempo lá, conheço bastante outros países, como a Colômbia e o México, aos que me me sinto unido por laços familiares e de amizade. Sou doutor em Sociologia e Ciências Políticas pela Universidad Pontificia de Salamanca (2007), licenciado pela mesma universidade em 1993 e especializado em Pesquisa Social Aplicada e Análise de Dados (CIS, 1994).

Há cinco anos trabalho como pesquisador e professor na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidad Pontificia Comillas de Madrid, na qual também dirijo a Unidade de Pesquisa e Estudos Sociais. No entanto, sempre compaginei a minha carreira acadêmica com o trabalho para diversas ONG e fundações, como no caso da Fundación SM ou Cruz Vermelha Espanhola.
Para mim, a pesquisa social é uma forma de dar ao mundo algo mais de conhecimento sobre as coisas que realmente nos importam: as mudanças sociais, a educação, a família, as desigualdades, o meio ambiente… E com isso, poder guiar melhor as nossas ações individuais e como sociedade.

José A. López-Ruiz
Pesquisador

Cadastre-se no Observatório

Você não deve perder o próximo post