Rede de Pesquisadores em matéria de juventude REDI-JUVENTUD

REDI-JUVENTUD é uma iniciativa da Organização Internacional da Juventude para a Iberoamérica (OIJ) que procura fomentar o trabalho de jovens pesquisadores, acadêmicos e especialistas da Comunidade Iberoamericana (tanto de maneira individual quanto de grupo de pesquisa já conformados) para tratar temas de interesse e atualidade sobre a realidade das pessoas jovens da região.

Os objetivos da REDI-JUVENTUD passam por promover o intercâmbio de conhecimento e impulsiona a pesquisa e a produção de estudos, informes e ações que acrescentem valor às realidades das juventudes iberoamericanas. No total, o que se pretende é criar um Ecossistema do Conhecimento em matéria de juventude que sirva como insumo às instituições iberoamericanas para a realização e implementação de políticas públicas destinadas à população juvenil.

Como participar no programa?

Para participar no programa é necessário se cadastrar preenchendo o formulário a seguir: https://goo.gl/forms/Ay1plfLkfiNkVG1V2 . Podem fazê-lo desde pesquisa a nível individual até grupos de pesquisas formalmente constituídos.

O registro está aberto permanentemente e é imprescindível para acessar ao Fundo Regional (Fondo Regional, título original) de apoio a jovens pesquisadores ou qualquer convocatória que se promova desde a OIJ.

Durante o processo de cadastro, as pessoas interessadas poderão selecionar as linhas de pesquisa que estejam mais próximas às suas preferências. As linhas estratégicas que serão promovidas desde a organização são estas:

  1. Pobreza e desigualdade.
  2. Gênero.
  3. Emprego e empreendimento.
  4. Fortalecimento institucional e políticas públicas.
  5. Novas culturas e comunicação.
  6. Inovação, tecnologia e ciências da computação.
  7. Participação e governabilidade.
  8. Direitos das pessoas jovens.
  9. Juventude e desenvolvimento sustentável.

 

Fonte: juventud.org