O Circo e a melhor professora do mundo compartilham metodologias para melhorar a educação no Chile

O Circo del Mundo, do Chile, e Maggie MacDonnell, vencedora do Global Teacher Prize 2017 — conhecido como o Prêmio Nobel da educação —, uniram os seus métodos e as suas experiências para potenciar ferramentas que melhorem a educação dos jovens chilenos.

A professora visitou no final do mês de junho o projeto “Cuerda Firme” o qual, através das aprendizagens de circo, procura desenvolver nos jovens habilidades socioemocionais que melhoram a vida deles e, com isso, também as suas habilidades para enfrentarem o mundo laboral.

“No Chile, encontrei pessoas que também querem ajudar os jovens com a mesma solução que eu encontrei, usando a atividade física para melhorar a vida e a criatividade dos jovens de tal forma que conseguimos uma transformação positiva. Eu acho isso maravilhoso”, explica MacDonnell.

Os promotores do projeto trabalham com o conceito de circo social, no qual destacam a experiência artística dos que o praticam, mais do que no seu desempenho técnico, permitindo, durante a sua prática, se formarem e assumirem responsabilidades desde uma perspetiva criativa profissional e social. Todos esses fatores contribuem para melhorar as taxas de deserção educacional e fortalecer as habilidades socioemocionais necessárias para entrar no mercado laboral ou estabelecer os seus próprios empreendimentos laborais.

“Cuerda Firme”, implementado pelo Circo del Mundo, no Chile, forma parte de um projeto pioneiro na América Latina: “Métodos de formação inovadores para jovens em risco: O Circo Social como alternativa para melhorar a empregabilidade”, (Métodos de formación innovadores para jóvenes en riesgo: El Circo Social como alternativa para mejorar la empleabilidad, título orginal) no qual também participam La Tarumba, no Peru, o Circo al Sur, da Argentina, o BID-FOMIN e a assessoria técnica e de gestão do Cirque du Soleil.

Desde 2014, os sócios do projeto trabalharam com 1500 jovens durante os três anos de implementação nos três países. Nesse  período, a sua metodologia e experiência foram sistematizadas para aplicá-las em outros lugares e âmbitos com procedimentos e sistemas avaliativos documentados. Para saber mais sobre o projeto, visite http://cuerdafirme.com/

 

Fontes: