Nunca me sonharam, uma reflexão sobre o valor da educação

“Nunca me sonharam” é um documentário dirigido por Cacau Rhoden que questiona a realidade do ensino médio nas escolas públicas do Brasil.

O que os adolescentes brasileiros pensam da escola, do momento que estão vivendo e da sua vida adulta? Como são vistos pelos educadores e pela sociedade em geral? Por que o ensino médio brasileiro não dialoga com os jovens e como isso poderia ser feito? Essas são algumas das perguntas que o documentário tenta responder.

O vídeo inclui entrevistas com jovens, professores, diretores e especialistas das cinco regiões do país sobre o papel da educação como garantia dos direitos fundamentais. É por isso que também se concebe como uma pesquisa sobre os jovens, um retrato da educação pública (especialmente do ensino médio) e uma reflexão sobre as fortes desigualdades que estão presentes no país. Contudo, é, acima de qualquer outra coisa, um alegado sobre o poder transformador da escola na hora de reverter tais desigualdades.

O filme estará nos cinemas do Rio de Janeiro e de São Paulo a partir do dia  8 de junho, com sessões gratuitas durante o primeiro fim de semana. Entre o dia 1 e 7 de junho, também poderá ser visto gratuitamente por todos os educadores de todo o país através da plataforma Videocamp (www.videocamp.com/pt/movies/nuncamesonharam ).