México convoca o “Prêmio Nacional da Juventude 2017”

O Prêmio Nacional da Juventude (Premio Nacional de la Juventud, título original) é o máximo galardão outorgado pelo governo mexicano a jovens entre 12 e 29 anos que demonstram uma dedicação ao trabalho ou ao estudo em termos de excelência.

A chamada estará aberta até o dia 5 de maio, às 15:00h, e podem participar jovens procedentes das 32 entidades federativas mexicanas.

O prêmio é outorgado para duas categorias de idade

A) De 12 a 17 anos completos entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2016

B) De 18 a 29 anos completos entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2016.

Dentro dessas categorias, são contempladas até 10 diferentes distinções, as quais vão desde a conquista acadêmica, contribuição  para a cultura política ou o desempenho em ciências e tecnologia, até o compromisso social, a proteção do meio ambiente ou o fortalecimento da cultura indígena.

Poderão se candidatar tanto pessoas físicas consideradas individualmente ou em grupo quanto pessoas morais, isto é, uma agrupação de pessoas reunidas com uma finalidade determinada; por exemplo, uma sociedade mercantil, uma associação civil.

O Prêmio galardoa uma medalha de ouro e $150.000,00 (cento e cinquenta mil pesos mexicanos 00/100 M.N) e um diploma que expressa as razões pelas quais é outorgado.

Para efetuar o registro da candidatura, é necessário acessar a página www.premiojuventud.gob.mx , na qual o(a) candidato(a) criará uma conta e integrará o seu expediente com a informação requerida. Na própria página Web, podem ser consultadas as bases para a participação, o manual de registro e outros materiais desenvolvidos para orientar os interessados na apresentação das suas candidaturas.