Eu aposto em você RD

Eu aposto em você RD (Yo apuesto por ti RD, título original) é um projeto idealizado por um grupo de jovens dominicanos que, tal e como se apresentam nas suas redes sociais, apostam por uma República Dominicana distinta, que busca resgatar os valores e mudar o país.

Chegaram à Espanha para melhorarem a sua formação acadêmica e desenvolverem os seus desafios profissionais, mas isso não significou em nenhum caso romper os vínculos com o seu país de origem, pelo contrário, lhes dotou da perspectiva suficiente para analisar os problemas que abalam a juventude dominicana e adquirir um compromisso para enfrentá-los.

Questões como a gravidez precoce, a violência de gênero e intrafamiliar, a insegurança vial e a falta de oportunidades na educação pública são percebidas por este grupo de jovens como realidades sobre as quais é necessário intervir desde uma visão de educação integral.

A educação é a solução! Destacam os jovens de Yo apuesto por ti RD, mas, em todo caso, uma solução que exige compromisso de todos os atores que conformam a sociedade dominicana, desde os jovens até as famílias, as comunidades, as escolas e os responsáveis públicos. Só a partir da educação de pais e jovens podem ser revertidos os padrões de desigualdade e os estereótipos culturalmente assentados que geram situações de violência contra a muçher ou no interior das famílias, entre pais e filhos. Somente apartir da educação, dirão os jovens do Yo apuesto por ti RD, podem conscientizar a sociedade dominicana do enorme custo que implicam a gravidez precoce para o desenvolvimento multidimensional dos jovens em áreas como conquista educativas, formação e inserção laboral, expectativas e planos de vida etc.

As primeiras ações que o projeto Yo apuesto por ti RD apresenta passam por sensibilizar a sociedade dominicana frente a essas realidades. São levdas a cabo através de vídeos divulgados nas suas redes sociais, com depoimentos de jovens que foram vítimas de violência ou o com mensagens que representam concepções mais positivas e igualitárias sobre a relação homem-mulher, pais e filhos. Também atuam no espaço físico, por exemplo, através da arte cénica, buscando provocar a reflexão e chamar ao compromisso social para enfrentar os problemas mencionados.

A importância de somar apoios entre a comunidade dominicana impulsionou o grupo a conectar o seu projeto com iniciativas similares que estão empreendendo outros compatriotas na Espanha. Os jovens do Yo apuesto por ti RD são perfeitamente conscientes dos vínculos que os mantêm conectados ao seu povo (independentemente de residirem ou não no país) e da influência que esses últimos demonstaram em muitos outros casos para gerar mudanças sociais. É por isso que Yo apuesto por ti RD aspira a se converter em uma iniciativa “para-raio” que reúna todos os dominicanos comprometidos com a educação para a trnasformação.