Concursos valorizam iniciativas com foco na juventude

Premiações, desafios e festivais com foco na juventude estão com inscrições abertas de maio a setembro de 2019. Os oito concursos selecionados pelo Observatório valorizam iniciativas realizadas para e/ou por jovens, nos campos da criatividade, protagonismo, inovação, comunicação, tecnologia e educação, entre outros. Confira e participe!

 Prêmio UNESCO para a educação de mulheres e meninas

O Prêmio UNESCO para a educação de mulheres e meninas BUSCA  , da Agência ONU, busca indicações de pessoas ou instituições que tenham projetos de promoção da igualdade de gênero na educação e por meio do ensino.

Inscrições: Até 28 de maio

Quem pode participar: Governos dos Estados-membros da Unesco e ONGS em parceria oficial com a Unesco podem indicar até três pessoas, instituições ou organizações que trabalhem com o tema.

Informações: unesco.org

 

Desafio Criadores do Futuro

O Desafio Criadores do Futuro promove uma reflexão sobre o futuro da educação e das profissões, reconhecendo os jovens como protagonistas dos seus próprios destinos. Os estudantes do ensino médio devem produzir um vídeo sobre o futuro e seu impacto na escola e nas profissões.

Inscrições: Até 31 de maio

Quem pode participar: Escolas e estudantes do ensino médio

Informações: criadoresdofuturo.com

 

Talentos da Educação

Promovido pela Fundação Lemman, o programa Talentos da Educação pretende fortalecer projetos já existentes e conectar pessoas comprometidas com a melhoria da qualidade da educação.

Inscrições: Até 31 de maio

Quem pode participar: Brasileiros que atuem na área da educação e já tenham realizado ações de impacto social.

Informações:  fundacaolemann.org.br

 

Desafio Diários da Inovação – Como inovar na sala de aula

Realizado pelo Porvir e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores _ IBFE, o Desafio Diários da Inovação – Como inovar na sala de aula busca experiências inovadoras que promovam transformação em práticas tradicionais de ensino e aprendizagem.

Inscrições: Até 02 de junho

Quem pode participar: Educadores

Informações: regulamento

 
Camp Serrapilheira – Chamada pública 2019

Realizada pelo Instituto Serrapilheira, a segunda edição do Camp Serrapilheira vai selecionar 35 iniciativas de divulgação científica para participar do Camp Serrapilheira, no segundo semestre de 2019, no Rio de Janeiro. De acordo com a instituição, “a ideia é reunir pessoas de todo Brasil com interesse por novas formas de comunicar a ciência em um ambiente criativo e estimulante. No encontro, os divulgadores têm contato com referências internacionais na área, formam redes de colaboração e concorrem a recursos financeiros do Instituto para realizar projetos voltados à promoção do pensamento científico”.  Na segunda etapa, as iniciativas selecionadas receberão até R$ 100 mil para a viabilização de seus projetos.

Inscrições: Até 07 de junho

Quem pode participar: Organizações, empresas, instituições de ensino e projetos independentes.

Informações: serrapilheira.org

 

Prêmio Respostas para o Amanhã

Realizado pela Samsung, o Prêmio Respostas para o Amanhã pretende estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do ensino médio de escolas públicas.

Inscrições: Até 17 de junho

Quem pode participar: Projetos desenvolvidos por estudantes do ensino médio de escolas públicas.

Informações: respostasparaoamanha.com.br

 

Desafio Criativos da Escola

Promovido pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, o Desafio Criativos da Escola vai selecionar iniciativas transformadoras que se destaquem por elementos como protagonismo, empatia, criatividade e trabalho em equipe.

Inscrições: Até 30 de junho

Quem pode participar: Projetos protagonizados por crianças e jovens.

Informações: criativosdaescola.com.br

 

O que você está lendo?

Promovido pela Fundação SM e a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura – OEI, o concurso O que você está lendo? vai premiar experiências literárias de jovens entre 15 e 17 anos, difundidas em blogs ou plataformas audiovisuais – como YouTube e similares. A iniciativa pretende fomentar o hábito da leitura entre os jovens da Ibero-América e gerar uma ampla rede de blogs, que produza conhecimento, conexão e compartilhamento de experiências.

Inscrições: Até 30 de setembro.

Quem pode participar: Jovens entre 15 e 17 anos.

Informações: Regulamento