Actúa por la Educación

ACTÚA por la Educación (Atua pela Educação) é uma iniciativa impulsionada por um grupo de estudantes universitários que trata de criar um espaço de debate e informação sobre o que está acontecendo no âmbito da educação na Espanha.

Todos os membros da ACTÚA transitaram pelos diferentes níveis do sistema educacional español. A experiência adquirida lhes permitiu tanto avaliar as virtudes do sistema quanto identificar uma série de carências que, segundo eles, “devem ser paliadas se realmente aspiramos, como sociedade, a que a educação seja a ferramenta que permita aos cidadãos serem livres, constituir uma sociedade civil sólida e também garantir o seu bem-estar material”.

Conforme os próprios membros explicam, a ACTÚA nasce da vontade de um grupo de estudantes universitários em participar ativamente na transformação da educação. Nesse sentido, se constituem como associação em novembro de 2016 e, a partir de então, assentam as bases da sua metodologia de trabalho. Tal metodologia reúne os depoimentos e as experiências dos próprios alunos, de profissionais, especialistas e instituições relacionadas com o âmbito educacional através da criação de espaços de informação e opinião, participação em eventos, organização de fóruns de debate etc.

Uma das questões mais interessantes do trabalho da ACTÚA é o seu talante criativo e propositivo, o qual procura envolver toda a comunidade (pais, professores, estudantes etc.) na transformação do sistema educacional espanhol. Esse enfoque começa a nos mostrar que pode ter muito êxito, tendo em vista a boa receção que o vídeo de apresentação elaborado pelo pessoal da ACTÚA teve; em apenas seis meses, foi visto por cinco milhões de pessoas e compartilhado 60.000 vezes, aproximadamente, através das redes sociais. Isso mostrou aos membros da ACTÚA que eles não estão sozinhos e que a iniciativa deles podia ter a capacidade de convocar os diferentes atores que formam a comunidade educacional a se unirem às propostas defendidas pelo seu ideário.

A elevada endogamia no Sistema Universitário e a persistência de um modelo pedagógico baseado essencialmente na memorização são as duas preocupações centrais que levaram — há aproximadamente um ano atrás — a este grupo de jovens a apresentarem suas propostas para melhorar o sistema educacional espanhol.

Para os membros da ACTÚA, a endogamia exerce um impacto direto na qualidade do sistema universitário, tanto na sua vertente docente quanto na de pesquisa. A suas propostas incluem introduzir reformas nos processos de contratação e financiamento da universidade pública, a fim de incentivar uma seleção docente baseada nos seus próprios méritos e não simplesmente por terem cursado estudos no mesmo centro.

Por outro lado, entendem que o modelo pedagógico atual não estimula a criatividade e o pensamento crítico nos estudantes. Nesse sentido, os membros da ACTÚA julgam necessário criar capacidade pedagógica nos docentes e possibilitar a sua autonomia, tudo isso com o objetivo de estimular experiências educacionais que transcendam a mera memorização de conteúdos. Adicionalmente, também não renunciam ao trabalho de fomentar nos estudantes a vontade de exercer um autoquestionamento, dar um passo além, e de não se limitarem a copiar o que o professor diz na sala de aula e, depois reproduzir palavra por palavra em uma prova para, em seguida, esquecer tudo.

Reconhecem que não é uma tarefa fácil compatibilizar os estudos com a vida privada e o seu trabalho em uma plataforma como a ACTÚA, mas, a pesar disso, incentivam a outros jovens (independentemente do projeto que estejam desenvolvendo) a permanecerem fiéis às suas ideias e a manterem essa “chama” que fez com que participassem em uma associação para defender uma determinada causa. Também incentivam a se manterem sempre ativos: publicar uma notícia, ir a um ato etc. São coisas que lhes permitirão ir desenvolvendo uma ideia ou projeto inicial e que são fáceis de levar a cabo ao longo do tempo utilizando as tecnologias que estão ao seu alcance. Porém, sobretudo, o que recomendam a outros jovens que estejam desenvolvendo as suas próprias iniciativas, é que não permaneçam isolados, que busquem alianças com outras associações ou instituições para multiplicar o impacto das atividades que desejam realizar.

Saiba mais sobre o projeto da ACTÚA por la Educación (ATUA pela Educação) visitando a sua Web: http://www.actuaeducacion.com/