Aberto o período de inscrição para participar no Parlamento Jovem Brasileiro 2017

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um programa de educação para a democracia realizado anualmente pela Câmara dos Deputados e dirigido a estudantes do ensino médio de todo o país.

Em que consiste?

Os 78 jovens selecionados (em proporção ao número de deputados federais) participarão ativamente em uma simulação de todo o processo legislativo, elaborando projetos de lei e debatendo sobre temas de grande importância para o país.

A jornada parlamentar será de 25 a 29 de setembro, em Brasília.

Quem pode participar?

Estudantes do ensino médio matriculados em escolas públicas ou particulares, nascidos entre 1995 e 2001, ou seja, que tenham entre 16 e 22 anos até 31/12/2017.

Os estudantes devem estar devidamente matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio.

Como se inscrever?

Para participar na PJB, o estudante deve seguir quatro passos:

  1. Elaborar um projeto de lei.
  2. Preencher o formulário de inscrição, o qual se encontra disponível em www.camara.leg.br/pjb, no menu à direita, coluna “Destaques”.
  3. Anexar os seguintes documentos:
  • Cópia do documento de identidade.
  • Declaração escolar afirmando que você está matriculado regularmente no ensino médio/técnico, indicando o ano.
  • Termo de Ciência e Autorização assinado pelo pai/mãe ou tutor caso seja menor de idade (o modelo está disponível no site, junto com o formulário de inscrição).
  1. Apesentar toda a documentação para o coordenador estatal do PJB na Secretaria de Educação de seu estado através de Sedex (os endereços dos coordenadores estatais estão disponíveis em www.camara.leg.br/pjb, no menu à direita, coluna “Destaques”) ou via email. Nesse caso, o comprovante de pagamento e o formulário de inscrição deve ser em formato Word e os demais documentos devem ser digitalizados.

O prazo para as inscrições vai até o dia 9 de junho.

Consulte AQUI toda a informação com respeito ao programa, incluindo os materiais didáticos para elaborar o projeto de lei que é necessário apresentar na convocatória.